A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher, e uma das melhores formas de preservar a história é através da fotografia. Aproveite algumas dicas para que esse momento seja ainda mais especial.
O período ideal
Eu sugiro para minhas clientes que elas façam o ensaio de 28 a 32 semanas de gestação, pois nesse período a barriga já está bem aparente e bonita, e os desconfortos do final da gravidez ainda não estão muito presentes, como o inchaço e o peso da barriga.
Assim, é possível aproveitar melhor o ensaio, tendo mais disposição e se sentindo mais bonita.
Mas caso tenha alguma predisposição para parto prematuro ou gravidez de gêmeos, é indicado que seja feito o ensaio um pouco mais cedo.
Qual local escolher?
O ensaio de gestante pode ser feito em estúdio ou externo. É necessário pensar no estilo de foto que você deseja e com qual perfil você se encaixa mais.
O estúdio tem a vantagem da praticidade e privacidade, em realizar as fotos no mesmo espaço, sem olhares curiosos. E você certamente será o destaque nas fotos.
O ensaio externo as fotos são no estilo lifestyle, ou seja, estilo livre, mais natural e espontâneo. Podendo ou não ser mais sensual, onde a ideia é mostrar a beleza e feminilidade da mulher grávida.
O horário ideal para fotografar em locais externos é próximo ao amanhecer ou antes do pôr-do-sol, assim garantimos a melhor luz durante o ensaio. Que é a luz da golden hour, uma luz suave e dourada, que deixa a foto ainda mais bonita.
Produção
Com as mudanças no corpo, muitas mamães não se sentem tão bonitas durante a gestação, então, se puder, aproveite o ensaio e tire um tempinho para ir ao salão cuidar de você, arrume o cabelo, faça as unhas e uma maquiagem neutra, garanto que se sentirá ainda mais bonita e a vontade durante o ensaio.
A maquiagem eu sempre recomendo que vocês façam com alguém que seja profissional no assunto! Isso proporciona outro resultado nas fotos. Depende muito da proposta do ensaio, mas normalmente recomendo algo bem simples e natural, sem deixar seu toque pessoal de fora! Importante valorizar a pessoa e não sua maquiagem. O cabelo pode seguir a mesma linha simples da maquiagem! As unhas (principalmente as das mãos) também merecem cuidado especial, dessa forma garantimos que cada detalhe dos closes vai estar perfeito!
E as fotos serão o reflexo de toda beleza desse momento.
O que vestir?
No ensaio gestante o que buscamos ressaltar é a barriga da mamãe, então, nada melhor que optar por roupas que valorizem a silhueta da gestante.
Nem todos os looks precisam mostrar a barriga, mas sugiro que pelo menos um seja com a barriga aparecendo, para fazer a foto clássica do papai beijando a barriga da mamãe.
Então, o que usar? Vestidos, dê preferência aos justos, que marcam bem a barriga, saias longas com tops ou croppeds, short ou calça jeans (pode usar aberto se não achar nenhuma que feche na barriga) com uma camisa aberta. Também pode ser usado lingeries bonitas e delicadas de renda, camisas masculinas. Opte por roupas mais básicas e com cores neutras, assim não correrá o risco de odiar as fotos daqui 20 anos, quando a moda for outra, rsrs..
Se a roupa for muito simples e queira mudar um pouco, utilize de acessórios, como cachecol, colares, pulseiras, mas nada muito carregado, para não ficar brega.
Fique tranquila pois normalmente falamos muito sobre o look que combine com a locação que faremos seu ensaio. E também temos alguns vestidos no acervo que possam representar você e seu estilo.
Importante usar aquilo que faz você se sentir bonita e a vontade, e assim garanto que cada ensaio seja especial e único.
O que levar?
Aproveite o ensaio e registre a primeira roupinha, o primeiro sapatinho, algum ursinho, iniciais do nome, ou qualquer detalhe que mereça o registro. As vezes esses itens serão doados depois, mas com as fotos será possível relembrar qual foi o primeiro presente do bebê, ou o que os avós deram, por exemplo.
Não é necessário levar mil coisas, apenas uns 2 acessórios já é o suficiente.
Nem todo fotógrafo/cliente gosta de usar acessórios nos ensaios, mas eu acho que personaliza as fotos, e é possível sim, sair do clichê e ter fotos bonitas com esses itens. Além de ser útil na montagem do álbum depois, permitindo criar páginas diferentes mostrando esses detalhes.
Como escolher o fotógrafo?
A escolha do fotógrafo é fundamental para você chegar no resultado que espera. Por isso a minha sugestão é que você avalie as fotos do fotógrafo e perceba se o olhar dele é o estilo que você gosta.
Mas além disso eu tenho a dica que pra mim supera tudo... Se o "santo bateu", confie. Isso mesmo, sinta como você foi recepcionada, houve empatia, você se sentiu confortável? Pode acreditar que isso é o ponto mais importante. Você se sentiu segura e certamente irá confiar na direção.
Afinal, todos conhecem a frase, o barato sai caro.